15 de julho de 2015

[RESENHA] A Playlist de Hayden, Michelle Falkoff


Olá, gente! Tudo bem com vocês meninos e meninas? Estou de volta e hoje vamos de resenha.
Uma vez – há muito tempo - li numa revista que a lista musical de uma pessoa revela traços de sua personalidade e que o estado de espírito dela pode ser traduzido pelas canções que escuta com maior frequência, num determinado tempo. Não sei se a autora d’ A Playlist de Hayden baseou-se nessa pesquisa, mas sei que a história norteia por essa teoria.


***
Quando Hayden e Sam se conheceram perceberam que agora não estavam mais sozinhos no mundo. Não esse mundo onde as pessoas maltratavam e tiravam sarro deles, julgando-os pelas roupas e aparência. Eles eram inseparáveis. No entanto, após uma briga, em uma festa, Hayden decidiu tirar a própria vida e deixou para Sam um bilhete com uma playlist que diz: "Ouça, você vai entender”. Agora o garoto se sente culpado pela morte do melhor amigo e tenta encontrar respostas na lista de músicas que Hayden deixou antes de morrer. Então ele conhece Astrid, uma conhecida de Hayden, e percebe que há mais coisas a descobrir do que ele pode imaginar.

A playlist de Hayden é o primeiro livro da autora Michelle Falcoff e foi lançado pela Editora Novo Conceito este ano. Tem uma arte linda e criativa na capa, a diagramação é bem trabalhada e os capítulos recebem nomes de músicas, o  que me motivou a baixá-las e escutá-las durante a leitura.


 Nas minhas primeiras impressões [pode ser lida clicando aqui] eu demonstrei uma ansiedade grande para continuar a leitura porque eu adoro livros que tratam de assuntos polêmicos - nesse caso fui arrebatado pelo grande problema do bulling. A playlist escolhida pela autora não poderia ‘ilustrar’ melhor o momento de melancolia dos personagens principais, além disso a narrativa da autora é tranquila e atraente. No entanto, foi um livro com o qual eu me decepcionei, me deixando atento apenas às críticas.

O Bulling é um problema que afeta boa parte dos jovens atualmente e, em alguns casos, as pessoas que sofrem com esse abuso acabam tirando a própria vida. Eu esperava que a autora abordaria o suicídio do protagonista de maneira mais profunda e tocante, no entanto, ao invés disso, Falkoff criou um mistério sobre a morte do rapaz, envolveu personagens nada convincentes na e direcionou o enredo de maneira previsível. Além disso, muitas perguntas ficaram sem respostas e quando houve explicações e quando aconteceu o contrário os motivos me pareceram bobos, o que  - para mim - tornaram o texto raso demais.

Apesar de sentir que a história se perdeu (achei que se desviou do foco inicial) nos capítulos finais, volto a repetir que existe uma crítica sobre as atitutudes das pessoas e o que as levam a cometer atos feios, que merece ser observada. E esse é o motivo pelo qual eu indico o livro.

Espero saber de vocês o que acharam do livro. Discussões e opiniões serão sempre bem vindas. E quanto ao grande problema do livro a gente não pode curar de imediato, mas se você conhece alguém que sofre algum tipo de chacota abusiva, amenize a situação se doando, dando amor sem pedir nada em troca.

Encontro vocês logo, logo.

Bjux do Dinho .

52 comentários:

  1. Oi Dinho, tudo bem??? Eu tinha bastante vontade de ler essa história já que os dois assuntos abordados (suicídio e bullying) sempre me atraem. Mas não gosto de livros que tratem de assuntos tão importantes, de forma tão rasa :P
    Então não sei se leria :(
    Pena o livro ter te decepcionado, mas acontece né :(
    beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih! Quando recebi a prévia, da NC, eu adorei. Uma pena que acabei criando expectativas demais.

      Bjão.

      Excluir
  2. Olá,
    Eu tinha muita vontade de conhecer a obra, mas andei lendo umas resenhas tão desanimadas que desisti. Se é pra comprar uma obra mediana prefiro comprar logo um bom, mas fiquei curiosa por essas músicas nos inícios de capítulos.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Inês, depois que fiz a resenha pesquisei para ver outras opiniões e Li coisas negativas também.
      Mas é assim mesmo, outras leituras virão.

      Bjão.

      Excluir
  3. Oi, Dih! Tudo bem?
    Vai soar um pouco estranho, mas eu adoro ler livros que abordam esse tema. É fato que a autora meio que se perdeu no tema principal e focou em outras coisas, mas a relação das músicas me fez amar a história. A Playlist inteira é linda e adorei todas as músicas que nao conhecia.
    Abraço!
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não soou estranho, Markus. Também adoro esses temas nas histórias, mas tem autores que acabam não sendo competentes na forma como aborda o assunto. A playlist do livro é realmente show!

      Abração.

      Excluir
  4. Oi Diego!
    Quero ler esse livro desde o lançamento, mas confesso que depois de algumas resenhas que li meu interesse diminuiu um pouquinho.
    Vi alguns dias atrás a resenha da Wis (do Livros da Wis) e ela também disse que sentiu o tema pouco abordado. Acho que entendo que o objetivo tenha sido criar uma narrativa mais leve, mas isso é quase impossível ao abordar o bullying.
    No entanto, ainda quero ler e conhecer a escrita da autora!
    Ps. Você já leu Os 13 Porquês? Se você gosta de temas polêmicos, com certeza vai gostar desse livro. Ele despedaçou meu coração e o autor não fez nenhuma questão de pegar leve na narrativa o que fez as cenas ser muito reais para mim.
    Um abraço!

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bah! Pois bem... quem sabe o próximo livro dela seja melhor, né? Não conhecia esse livro que você indicou, mas vou pesquisar sim. Obrigado pela dica.
      Bjux.

      Excluir
  5. Oi, Diiii

    Como disse lá no grupo, não curto muito esse tema, sabe? E abordar esse tema e ainda assim deixar perguntas sem respostas...não sei não.
    Esse aí que a Bárbara comentou tem muitas críticas positivas! Acho que já que você curte sofrência você ia gostar! hahahahhaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tami sofrência é comigo mesmo, é pra mim. Chorar com livros e filmes... Um amor. Eu vou procurar esse livro. Caso tenha oportunidade leia a Playlist tem seus pontos negativos, mas algumas coisas acabam agradando um pouco.

      Excluir
  6. Ultimamente tem saído bastante livros que abordam o tema suicídio né!? Acho isso muito bacana, te faz refletir sobre uma problemática que infelizmente é bem comum nos dias atuais e infelizmente também, ainda tratada com um certo tabu.
    Uma pena que o livro não tenha sido mais profundo, realmente não tenho lido resenhas muito animadas sobre ele.
    Se você ainda não leu, fica a dica de "Os 13 Porquês" e "Por Lugares Incríveis", que trazem uma premissa bem semelhante a essa e são fantásticos do começo ao fim.
    Beijinhos
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o primeiro livro da autora, quem sabe no próximo ela melhore! rs. Mas também não diria ser dos piores que já li. Caso pinte uma oportunidade leia um dia, Sobre a Dica,como já disse a Tam, vou anotar.
      Bjux.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ei, moço!
    Já tinha ouvido falar sobre o livro antes, mas nunca tinha de fato lido alguma crítica sobre ele. Sempre dá aquele desanimo quando lemos algo um pouco negativo sobre o livro, mas parece ser bastante tocante. Talvez um dia, quem sabe ♥
    http://www.oclubedameianoite.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Paulo. Caso pinte uma oportunidade leia. Não é um livro que eu levaria pra uma vida toda, mas também não é algo insuportável de ser lido.

      Excluir
  9. Oiii
    Adorei sua resenha ^^
    Perfeita
    Eu li o livro também e ele simplesmente superou minhas expectativas
    Ili Bandeira
    http://www.oclubedameianoite.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, Ilinha. A minha expectativa não foi superada. rs.

      Excluir
  10. Heey!
    Eu já li várias resenhas sobre esse livro e todas foram positivas haha, foi bom conhecer uma opinião contrária ^^
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos não se decepcionou de cara, Gui! kkkkk. Depois que escrevi essa só li negativas.
      Abraço, moço;

      Excluir
  11. Eu tive o mesmo problema com a história. Sem contar que achei boba a briga de Hayden e Sam. Como ele poderia achar que tinha culpa por aquela briguinha tosca? E também achei bem boba a Astrid. E até meio infantil. Cara eu pensei que ia chorar horrores com essa história e no fim nada. Fiquei bem decepcionada.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liih de fato as situações foram bobas demais para o drama colocado nas cenas. Não me surpreendi em nada... Estamos juntos nessa da decepção.

      Excluir
  12. Oi!
    Esse livro está em alta ultimamente. rs
    A maioria das coias que li/ouvi sobre, foram positivas, e acabei criando certa curiosidade pela obra.
    Mas não sei, esses YA's estão me dando um pouco de medo ultimamente. kkk
    De qualquer maneira, gostei do post.

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Plínio! Se quer ler o livro, vai em frente rapaz.Independente das resenhas. Caso tenha oportunidade leia. Não é dos piores livros, mas eu achei ele bem fraquinho para o tema.

      Um abraço e boas leituras.

      Excluir
  13. Oi, Diego! Tudo bem? Ahh é uma pena que o livro tenha te decepcionado um pouco... :( Eu estou querendo MUITO ler A Playlist de Hayden então fiquei meio triste ao saber que o livro acabou pecando em alguns pontos, mas espero que a minha experiência com o livro seja diferente da sua! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Tony, faça boa leitura e nos conte depois o que achou.
      Abração.

      Excluir
  14. Gostei da sinceridade na resenha.
    Ainda quero ler esse, mas não criarei grandes expectativas.
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati! Pois bem, que bom que curtiu. Leia, mas realmente não crie enormes expectativas como eu (rs.).

      Excluir
  15. Oiee
    quero muito ler esse livro por tratar de temas como Bullying e musica, gostei de saber que a história se perde de alguma maneira, pois é legal já ter uma ideia antes de começar a ler ;p Só de ver a musica One ;p Já estou indo comprar kk
    Beijinhos Screepeer
    screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ágatha você disse tudo: apenas não crie expectativas enormes. Mas leia. Espero que sua experiência com o livro seja melhor.
      Bjão;

      Excluir
  16. Di, realmente nossas opiniões super batem!
    E concordo que a playlist escolhida pela autora conseguiu ir bem fundo se falarmos do ponto da melancolia, porque eu confesso que consegui ouvir as músicas dos 3 primeiros capítulos, depois disso já estava querendo me unir ao Hayden! (drama!)
    Sucinta e eficaz resenha, pontuando bem as questões polêmicas que, acredito eu, tenham sido o foco da autora ao pensar na trama!

    Bjs
    MaH

    O que disse, Alice? - www.oquedissealice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ultimamente nossas opiniões têm casado (rs.). Chorei com seu drama kkkkkk. - mas as melodias são de cortar os pulsos mesmo. Obrigado pelo elogio a resenha.
      Bjux

      Excluir
  17. Oii...

    Já li tantas resenhas desse livro, dizendo o quanto a autora se perdeu e que o livro não foi lá essas coisas. Acabei perdendo o interesse! Mais pela sua resenha eu fiquei curiosa, pelo ponto da critica das atitudes das pessoas e eu poderia dar uma chance, só não agora.... muita coisa acumulada!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cíntia! O livro não fica na lista dos piores, sabe? Mas também não me convenceu. Caso tenha oportunidade leia.

      Bjão.

      Excluir
  18. Olá! adorei seu blog Passei pra dizer que te marquei numa tag lá no meu blog, ok?
    Da uma olhadinha, beijos!
    Rascunhos de uma adolescente,
    rascunhosaraujo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Quero muito esse livro!!!!
    Você sabe que eu amo seu blog.
    E sempre vou tá por aqui.
    Beijos. S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa leitura, minha linda. Sobre o Blog é recíproco.
      Bjux

      Excluir
  20. Oi Diego!
    Gostei da resenha, o livro foi bom pra passar o tempo e ao mesmo tempo intenso, mas achei meio razo e dei 3 estrelas.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gui! Dei três estrelas também, não é dos mais ruins, mas não cumpriu a proposta inicial tão bem.

      Um abraço.

      Excluir
  21. Oiie Di, amei a resenha, o livro tem um tema bem interessante e que sempre é bastante discutido, acho que vale muito a pena ler ele.

    Abraço!
    meumundoraay.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom que gostou da resenha, Ray. Mas leia o livro sem criar muitas expectativas. Boa leitura.

      Abço.

      Excluir
  22. Oi, Diiiiiiiiiiii

    Tô aqui na vibe do cachorro, só para marcar território! ahahahahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkk. Mazoqq...-! Chorando litros com você. Obrigado pela fidelidade.

      Excluir
  23. Ola Diego! Tudo Beem?
    Lendo sua resenha me lembrei do livro Os 13 Porquês, por ter uma semelhança com que você escreveu em certo paragrafo e também por tratar do tema suIcIdio. Estava com bastante interesse em ler o livro mas depois das várias resenhas negativa que leio sobre o mesmo, acabei perdendo.

    Um abraço,
    Felipe (Um sujeito qualquer)
    http://umsujeitoqualquer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe! Q pena que as resenhas negativas deixaram você desmotivado, mas caso tenha oportunidade, sem muita expectativa leia. Há pontos positivos também, apesar de tudo,
      Obrigado pela dica do livro.
      Abração.

      Excluir
  24. Ótima resenha (: eu tinha ouvido falar desse livro, mas nem me interessei muito por ele, pois já existem tantos livros que abordam essa mesma temática e não me chamou muita atenção. Um livro que está na minha wishlist a tempos e eu ainda não tive oportunidade de lê-lo e foi mencionado no comentário acima é Os 13 porquês, esse sim me interessou e ao contrario de A Playlist de Hayden, só li críticas positivas quanto a ele!
    Seu blog é lindo e as resenhas muito boas, parabéns! Vim avisar que te marquei numa tag no meu blog, se quiser responde-la dá uma passadinha por lá
    Abraços!
    http://madrugadadeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francielle. Tudo bom? Obrigado pela resenha e elogio, tá?
      O livro 13 porquês entrou na minha lista com sucesso depois das indicações.
      Obrigado pela indicação da TAG, vou lá dar uma lhadinha.
      Bjux

      Excluir
  25. Oi, Diego!
    Sobre esse livro eu senti que faltou algo, principalmente desenvolver mais o tema que ela propôs, ela foi acrescentando tanta coisa no meio que acabou se perdendo. Mas, acho um bom livro para passar o tempo. Adorei sua resenha!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi, Diego!
    Sobre esse livro eu senti que faltou algo, principalmente desenvolver mais o tema que ela propôs, ela foi acrescentando tanta coisa no meio que acabou se perdendo. Mas, acho um bom livro para passar o tempo. Adorei sua resenha!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Eu acredito nisso de que uma playlist revela muito sobre nossos sentimentos.
    Ainda não li esse livro, mas concordo com você sobre o belíssimo trabalho que foi feito na capa. Também me interesso por livros que trabalham com a questão do bullying e de como ele pode ser danoso.

    Abraços.

    Minhas
    Impressões

    ResponderExcluir
  28. Gostei bastante da sua resenha, bem sincera por sinal, gosto disso..
    Lamento que tenha se decepcionado com a leitura, acontece :/
    Tinha colocado enormes expectativas sobre o livro, mas depois de ler sua resenha, confesso que acabou um pouco do encanto inicial.
    Ainda pretendo ler, mas não com as mesmas expectativas de antes, espero ser surpreendida (quem sabe..)

    Beijinho
    sorvete-literario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. O começo do livro não me despertou interesse algum, mas após a morte do Hayden a história se tornou bem envolvente. Achei os personagens um pouco incoerentes. O Sam conseguiu perdoar o Ryan por tudo que ele fez durante anos mas não conseguiu perdoar a Astrid por atos que ela cometeu em momentos de raiva e tristeza. Além disso acho que o livro passou uma mensagem de impunidade. Afinal de contas se não fosse a Astrid, a trifeta do bullying não teria recebido castigo algum.

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger