24 de março de 2015

Curso de Letras: qual a área de atuação, quais as modalidades do curso?



Oi, gente! Hoje estou aqui para postar algo diferente, que não tem nada a ver com os livros que li ou os livros que quero ler. Vou escrever um pouco sobre o curso que faço na faculdade, o que o aluno desse curso estuda e qual a área de trabalho que ele pode atuar.

Como escrevi no “quem faz o blog”, sou estudante na Universidade Federal da Bahia (UFBa) e faço o curso de licenciatura em Letras Vernáculas  - vernáculo = o que é nacional, próprio do país que pertence. Sendo assim, o estudante de letras vernáculas estuda apenas a sua língua mãe, no nosso caso, o português. Durante o curso será desconstruída a ideia do estudo do português como gramática (um conjunto de normas a serem seguidas), como é visto no colégio desde muito cedo, para estudar a língua como um sistema de comunicação e não de regras, excluindo o conceito de certo e errado. A língua é estudada na interação social onde o que importa é a efetividade da comunicação entre falantes e não como ele fala. O que não quer dizer que o estudante não letras não vai mergulhar nos estudos gramaticais e da literatura também.
Em algumas universidades, como a Federal da Bahia, onde estou matriculado, o estudo do latim (de onde o português tem origem) está na grade de disciplinas obrigatórias. Você vai estudar, então, as pronúncias da língua latina, assim como o seu alfabeto e a sua história. Em seguida, será auxiliado a fazer traduções de textos. Também temos matérias de literatura, linguística, produção de mídia, sintaxe, análise textual, entre outras, produção de textos, entre outras.

ü MERCADO DE TRABALHO

Quando decidi que prestaria vestibular para fazer o curso de Letras levei em consideração meu sonho de ser escritor. Eu sempre quis escrever bem, ter um lado crítico melhor, com um respaldo maior e uma escrita “correta”. O que mais escutei na época do vestibular foram frases como, “Nossa, você quer mesmo ser professor, sofrer na sala de aula e ganhar pouco?”, de maneira preconceituosa e posso dizer um tanto ignorante e isso me deixava irritado. A verdade é que as pessoas limitam demais as possibilidades e áreas de atuação que uma pessoa formada em letras tem. Lógico que existe um foco e uma maior facilidade de atuar numa sala de aula, já que a toda sala pede um professor e em muitas escolas, infelizmente, acaba faltando um docente durante o ano letivo. No entanto, existem outras áreas não menos importantes que uma pessoa formada – ou em formação - pode se inserir.

ü MODALIDADES

Podemos ter formação em letras vernáculas, língua estrangeira moderna ou clássica, com duas habilitações: licenciatura ou bacharelado.
A modalidade licenciatura tem como objetivo a formação de professores de português ou língua estrangeira para dar aula no ensino médio ou fundamental. Já quem optar pelo bacharelado em letras encontra o caminho para a pesquisa, para ser tradutor, revisor, entre outras áreas.
É um curso maravilhoso que nos fazer ter uma nova visão da nossa língua, da sua história e do ato de comunicação, além de nos ajudar a quebrar preconceitos linguísticos que adquirimos durante nossa caminhada antes de chegar à universidade. A quem deseja embarcar nessa “sopa de letras” dou todo meu apoio e aconselho a trabalhar o senso crítico e exercitar a leitura.
Espero que tenham gostado das informações e se alguém tiver alguma dúvida é só me perguntar nos comentários.


P.S.: A título de curiosidade, o curso de letras, além de ser representado pela flor-de-lis, é representado por uma coruja também, que carrega em seu significado o sentido da sabedoria. 

3 comentários:

  1. Oi Diego! Você faz licenciatura ou bacharelado? Quando é que o aluno faz a opção por uma dessas duas modalidades na UFBA? Bjss!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ludiane, tudo bom?
    Eu faço licenciatura e você pode escolher o que você quer estudar (licenciatura ou bacharelado) na inscrição do vestibular. Agora que não há mais prova, que você depende da nota do enem, acredito que VC pode decidir no ato matrícula.

    ResponderExcluir
  3. Que curso maravilhoso! Gostei ainda mais. Você ta em qual semestre? Quantos pontos foram necessarios pra passar?

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger