17 de dezembro de 2011

'Minha vida fora de série' #Resenha



Ela mudou de cidade por conta da separação dos pais, deixou amigos em São Paulo, onde morava, e agora está diante de uma nova vida. Lugares diferentes, um novo colégio e novas pessoas para conhecer ao lado da mãe, amiga e cúmplice. Ela se chama Priscila Ponogopoulos, protagonista do livro Minha vida fora de série, da Paula Pimenta.

Todo mundo, em algum momento na vida, é obrigado a tomar decisões ou encarar mudanças que não são nada fáceis. A cada dia somos colocados à prova, ainda mais quando somos crianças, e nos sentimos obrigados a “abandonar” nossos amigos, nosso tão acostumado lar e nossa segunda casa: a escola. A “Pri” vive tudo isso nessa primeira temporada da série.  A separação dos pais e a amizade forte com a mãe, o amor pelos animais, um toque musical e um amor tão lindo, que terminamos de ler o livro e estamos apaixonados!

Esse é um livro para toda a família. Na verdade, é um livro família e que toda garota – e todo garoto também, por que não? - deveria ler. É uma narrativa simples que dialoga com várias séries de TV, cheia de bons exemplos e encantadora. Quem é adulto pode ter o doce prazer em voltar no tempo e reviver momentos na escola, com amigos, as paqueras com os gatinhos do colégio; as meninas podem espelhar-se no carisma e o jeito decidido da protagonista e suas amigas. Mais um ponto positivo do livro vai para a cumplicidade entre mãe e filha e a proteção com os animais.

Além da Priscila temos personagens que não poderiam passar despercebidos. A Natália, uma menina extrovertida que se tornou amicíssima da garota; O Leo, um garoto brincalhão, muito inteligente vive em pé-de-guerra com a Natália; A professora Glória eu tenho certeza que todo mundo vai querer ter uma na escola. É o tipo de “pró”, cheia de ideias loucas; Samantha, uma garota extrovertida, pé no chão e que sabe o que quer. Namorada do irmão da Priscila ajuda a garota em vários momentos “tensos”. Não poderia esquecer-me do Rodrigo. Que garoto inteligente e talentoso! Ele é cheio de carisma, tímido, escreve poesias, enfim... Personagens bons e (até um vilão que prefiro deixar em “Off” para não estragar surpresas) e cheios de brilho podem ser encontrados nas páginas do livro.

Eu indico e indico novamente essa leitura. Vá até a primeira livraria que encontrar e procure conhecer a “Vida fora de série” da Priscila e depois voltem para me contar.

 Bjux e até a próxima!

2011 © Diego França

Informações:
Livro de Paula Pimenta (autora da série Fazendo meu filme)
Editora: Gutenberg
Páginas: 405
Ano: 2011

12 de dezembro de 2011

Não convidado



  

Ele sorriu e estendeu a mão
Olhou e vislumbrou-se com o que viu
Como quem vê castelos
Erguidos com areia

Ele ouviu o sinal do vento
E vibrou, sentiu na pele o tempo
E me olhou
Disse ter me ouvido gritar e não parou

Viu sua melhor imagem
Refletida no espelho
- Eu o vejo levitar –
E mão estendida naquele início
Agora me pede p’ra parar

E eu paro!
Com os pés do lado de fora
E uma barreira separando nosso mundo
Percebo que todos estão lá dentro
Mas eu não fui convidado
Para a festa.

2011 © Diego França
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger